Notícias e Dicas

Você cuida bem da saúde do seu coração?

Você cuida bem da saúde do seu coração?

No dia 29 de setembro é comemorado o dia mundial do coração. A data tem como objetivo principal alertar a população para o tratamento e prevenção das doenças do coração e circulação, as chamadas doenças cardiovasculares. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, afetando mais de 17 milhões de pessoas por ano. Outro dado que tem chamado a atenção é o fato de acometer indivíduos cada vez mais jovens, mesmo antes dos 40 anos. Esses são dados alarmantes e apontam para a necessidade urgente de prevenção e educação da população.

O grande aumento do número de casos se deve à presença cada vez maior em nosso meio dos chamados fatores de risco cardiovascular. São doenças que causam lesões cardíacas, inflamação e acúmulo de placas de gordura nas artérias, podendo causar infarto do miocárdio e derrame cerebral. Os principais fatores de risco são: idade > 65 anos, obesidade, sedentarismo, pressão alta, colesterol alto, tabagismo, diabetes e história familiar de doença cardiovascular. Se você apresenta um ou mais desses fatores, fique atento para algumas dicas úteis:

  1. Pressão alta, colesterol alto e diabetes são doenças que não causam nenhum sintoma na maioria dos pacientes, pelo menos nos primeiros anos. Portanto, o acompanhamento médico regular é importante para o diagnóstico e tratamento precoce.
  2. Em muitos casos com dieta, perda de peso e exercícios físicos é possível controlar os principais fatores de risco, sem necessidade do uso contínuo de medicações.
  3. Tenha uma dieta saudável, rica em vegetais e sem excesso de sal, açúcar e gorduras. Reduza o consumo de alimentos industrializados. Não é preciso dar adeus ao churrasco com os amigos, ou à macarronada em família uma vez ou outra. O mais importante é manter uma rotina saudável.
  4. Pratique atividade física regularmente. Os maiores benefícios são alcançados para quem pratica pelo menos 150 minutos/ semana de atividade com intensidade moderada. Além de proteger seu coração, o exercício físico reduz o estresse e melhora a qualidade do seu sono. Converse com seu médico sobre o tipo e intensidade de exercícios mais adequados para você.
  5. Evite o consumo excessivo de álcool.
  6. Não fume. O cigarro é um dos maiores inimigos da sua saúde. Principalmente por aumentar o risco de doenças cardíacas e vários tipos de câncer. Existem diferentes tipos de tratamento para ajudá-lo a parar de fumar, alguns disponíveis no sistema público de saúde.
  7. Combata o estresse. Reserve um tempo para atividades de lazer e relaxamento.
  8. Procure ter uma boa noite de sono. Se você ronca, acorda sempre cansado e sente muito sono ao longo do dia, converse com o seu médico. A apneia do sono pode ser a causa dos seus sintomas. Além de prejudicar sua qualidade de vida, ela também pode causar e agravar doenças cardíacas.

É muito importante ter em mente que a prevenção é sempre o melhor caminho. Mas para os pacientes que já desenvolveram doença cardiovascular, há diversas opções de tratamento que vão desde o uso de medicações, programas de reabilitação e, em casos selecionados, procedimentos cirúrgicos. Portanto, não perca tempo e procure se manter bem informado. Isso irá ajuda-lo a fazer escolhas inteligentes e cuidar bem da saúde do seu coração.

Dr. Dirceu Melo – CRM: 124.601

Doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo

Deixe um Comentário

Categorias

Últimos posts

Agende uma consulta com um dos nossos especialistas: