Tricologista: quem é o especialista em queda de cabelo? - Salève

Notícias e Dicas

Tricologista: quem é o especialista em queda de cabelo?

O que é um tricologista?

A tricologia é a área da ciência que estuda os pelos, cabelos e couro cabeludo. Na Medicina, a especialidade que diagnostica e trata as doenças capilares é a Dermatologia. Ou seja, o verdadeiro especialista em queda de cabelo é o dermatologista.

A tricologia, portanto, não é uma especialidade médica. Ela é um ramo da Dermatologia. Por isso, é muito importante, ao pesquisar por um tricologista, verificar primeiro se ele é um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que é a única reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

Na residência médica de Dermatologia, estudam-se as particularidades do couro cabeludo, doenças locais e sistêmicas que podem afetar a saúde dos cabelos e as alterações de pele e unhas associadas à queda de cabelo. Após a residência, alguns dermatologistas, como a nossa tricologista Dra. Fabiana Caraciolo, optam por fazer cursos complementares na área de doenças do cabelo e couro cabeludo.

Como é uma consulta com tricologista?

A avaliação tricológica do paciente tem início com a anamnese detalhada: uma conversa entre médico e paciente em busca de detalhes no seu histórico pessoal e familiar que possam estar relacionados à sua queixa sobre o cabelo ou couro cabeludo.

 

Em seguida, é realizada a tricoscopia, que é a dermatoscopia do couro cabeludo e dos fios de cabelo. O exame é realizado através de um aparelho chamado dermatoscópio que permite ampliar bastante a imagem. A tricoscopia é considerada, atualmente, uma técnica indispensável no diagnóstico das doenças do cabelo e do couro cabeludo. Além disso, as imagens obtidas são armazenadas, permitindo o acompanhamento da resposta do paciente aos tratamentos.

Tricoscopia: dermatoscopia do couro cabeludo e dos fios

Após toda esta avaliação, a tricologista solicita os exames complementares necessários de acordo com a suspeita diagnóstica.

Atualmente, existem vários profissionais médicos não dermatologistas e até não médicos descrevendo-se como tricologistas. Fica então o alerta: não arrisque seus cabelos e seu couro cabeludo. Procure sempre um dermatologista da SBD.

Caso apresente queda de cabelo, afinamento dos fios, perda de pelos de sobrancelhas, da barba ou problemas no couro cabeludo e queira agendar uma consulta com a nossa tricologista, clique aqui e entre em contato conosco.

 

Deixe um Comentário

Categorias