Artigos - Salève

Artigos

Desvendando o Refluxo Gastroesofágico

Desvendando o Refluxo Gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é a causa mais comum de procura a um Gastroenterologista. A prevalência no Brasil é de 10 a 30%, afetando bastante a qualidade de vida dos pacientes. Trata-se do retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, causando sintomas como pirose (azia, queimação) e regurgitação (sensação de que o bolo alimentar está subindo…

Leia mais

Como saber o que é saudável para se comer?

Como saber o que é saudável para se comer?

O mais importante instrumento norteador para orientação alimentar básica é o Guia Alimentar para População Brasileira, que o Ministério da Saúde desenvolveu e tem livre acesso através desse link Quanto a escolha dos alimentos, a proposta do Guia é que os alimentos in natura e os minimamente processados sejam a base da alimentação, devendo assim, ingerir com moderação os alimentos…

Leia mais

O complexo contexto da alimentação

O complexo contexto da alimentação

A alimentar-se é muito além da simples ingestão de nutrientes. Envolve a ingestão de alimentos que fornecem os nutrientes e todo o contexto cultural e social das práticas alimentares. Todos os aspectos no entorno da alimentação precisam convergir para satisfazerem o prazer que nós indivíduos temos em comer. Daí a importância de sabermos escolher melhor os alimentos que colocamos no…

Leia mais

Tricologista: quem é o especialista em queda de cabelo?

A tricologia é a área da ciência que estuda os pelos, cabelos e couro cabeludo. Na Medicina, a especialidade que diagnostica e trata as doenças capilares é a Dermatologia. Ou seja, o verdadeiro especialista em queda de cabelo é o dermatologista. A tricologia, portanto, não é uma especialidade médica. Ela é um ramo da Dermatologia. Por isso, é muito importante, ao pesquisar…

Leia mais

Lesão Hepática induzida por drogas (“hepatite medicamentosa”)

Lesão Hepática induzida por drogas (“hepatite medicamentosa”)

A lesão hepática induzida por drogas (DILI, sigla em Inglês) é uma injúria das células do fígado que pode variar desde alterações assintomáticas de enzimas hepáticas (AST, ALT, Fosfatase Alcalina e Gama-GT), até quadros de hepatite crônica ou aguda, com evolução para falência hepática e necessidade de transplante de fígado. Neste grupo de drogas não estão incluídos apenas medicamentos, mas…

Leia mais

AVC é a doença que mais mata. Previna-se!

AVC é a doença que mais mata. Previna-se!

Popularmente conhecido como AVC, o acidente vascular cerebral é a doença que mais mata no Brasil. No mundo, é a que mais causa incapacidade. Cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retornam ao trabalho e 50% ficam dependentes dos cuidados de terceiros. Os números são preocupantes, mas mesmo assim muitas dúvidas ainda existem e pouca prevenção acontece….

Leia mais

Esteatose hepática: Saiba mais

Esteatose hepática: Saiba mais

Esteatose hepática é o acúmulo de gordura no fígado, sendo uma das doenças mais comuns da atualidade, com até 40% de prevalência em países ocidentais. Pode estar associada ao consumo elevado de álcool, mas atualmente é frequente o achado de esteatose hepática em pacientes não etilistas. É a chamada esteatose hepática não alcoólica. Esta condição tem uma relação importante com…

Leia mais

Como viver com o refluxo?

Como viver com o refluxo?

Quando ingerimos qualquer alimento, a comida passa da garganta para o estômago através do esôfago. Ao chegar ao estômago, as fibras musculares (esfíncter) do órgão impedem que o alimento faça o caminho contrário, e volte para o esôfago. Se o esfíncter não se fecha bem acontece o que chamamos de Refluxo Gastroesofágico (RGE); esse fenômeno ocorre quando uma parte do…

Leia mais

Categorias