7 dicas simples para manter uma alimentação saudável - Salève

Notícias e Dicas

7 dicas simples para manter uma alimentação saudável

7 dicas simples para manter uma alimentação saudável

Aproveitando que amanhã, 31 de agosto, é Dia do Nutricionista, trazemos 7 dicas simples para ajudar você a manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Sabemos que com a correria do dia a dia, não é nada fácil manter uma alimentação saudável, ainda mais com a facilidade que o mundo moderno oferece através dos serviços online de delivery, que basta apenas alguns cliques na tela do celular para escolher o prato e fazer o pedido. Além disso, também existe a oferta de uma variedade de produtos congelados nos supermercados, no qual, levando ao micro-ondas por alguns instantes, nos entrega uma comida quentinha e gostosa. Mas quase sempre, não balanceada.

Diante de todos esses obstáculos apetitosos, manter uma alimentação saudável se tornou um desafio. Mas não é preciso muito esforço para aceitar esse desafio em busca da conservação da saúde e do controle do peso. Seguir uma dieta balanceada não é nada complicado e você vai descobrir que também é muito saboroso.

Benefícios de se manter uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes supre todas as necessidades do organismo, resultando em diversos benefícios para o nosso dia a dia, por exemplo:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne o surgimento de doenças;
  • Ajuda na perda e manutenção do peso;
  • Melhora o sistema digestivo;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Reduz o cansaço e o estresse;
  • Melhora a disposição;
  • Melhora o humor e a memória;
  • Evita o envelhecimento precoce.

Como manter uma alimentação saudável?

Dica 1: como de 3 em 3 horas

Manter uma alimentação saudável é mais simples do que se pensa. Pequenas mudanças de hábito podem refletir em uma pele mais bonita e em mais energia para cumprir as atividades do dia a dia. Para isso, é importante se alimentar de 3 em 3 horas, intercalando entre as refeições principais do dia, pequenos lanches saudáveis e frutas.

Dica 2: mastigue devagar

Comer com calma também é essencial. Destine pelo menos 20 minutos do seu tempo para suas refeições, e mastigue bem devagar para facilitar o processamento dos alimentos pelo organismo e a digestão.

Dica 3: consuma alimentos integrais

 Dê preferência para alimentos integrais, eles são ricos em fibras e ajudam a aumentar a sensação de saciedade e contribuem para o funcionamento do intestino.

Dica 4: consuma verduras, legumes e frutas

O consumo de verduras, legumes e frutas é fundamental para manter uma alimentação saudável. Além de fontes de fibras, também são ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes que funcionam como antioxidantes e protetores do organismo.

Dica 5: evite líquidos durante as refeições

Não ingira líquidos durante as refeições, além de atrapalhar na mastigação, também dificulta na digestão. O ideal é que ingestão de líquidos seja feita 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições principais.

Dica 6: diga não a alimentos industrializados

Quando mais natural for suas refeições, mais fácil será manter uma alimentação saudável, por isso, evite ao máximo o consumo de alimentos industrializados. Eles contêm corantes e conservantes em excesso e podem causar problemas, como hipertensão.

Dica 7: beba água regularmente

Beber água é essencial para manter uma alimentação saudável. E seu consumo ajuda a emagrecer, mantém pele, unhas e cabelos mais bonitos, evita a retenção de líquidos e previne problemas nos rins.

Dicas bônus:

Também é importante aliar a alimentação saudável à prática de esportes e a uma noite de sono bem dormida. Portanto, pratique 30 minutos de atividade física por dia, cinco vezes por semana, e respeite o horário de dormir. Estudos indicam que são necessárias, aproximadamente, 8 horas de sono para garantir o bom funcionamento do organismo.

Ficou com alguma dúvida? Nos envie uma mensagem!

Aproveitamos para deixar os nossos parabéns a todos os profissionais de nutrição que contribuem para que possamos manter uma alimentação saudável, diariamente.

Redação

Deixe um Comentário

Categorias